Paulo Carvalho

"Complicações estéticas ao nível dos tecidos moles em torno de implantes: prevenção, diagnóstico e resolução"

O crescimento exponencial do recurso ao tratamento com implantes dentários em Reabilitação Oral disparou o número de implantes colocados nos últimos anos. Sem surpresa, cresceu igualmente o número de insucessos que nos surgem para resolver relacionados com esse tipo de tratamentos, sendo mais frequentes as queixas associadas a complicações estéticas na zona anterior.

Já é velha a máxima no mundo da Implantologia que “um implante mal posicionado osteointegra sempre”. Apesar da sobrevivência desses implantes, normalmente originam deiscências ao nível dos tecidos moles com impacto imediato na estética do local e favorecendo futuramente condições para contaminação e desenvolvimento de peri-implantite.

A falha num correcto planeamento reverso ou na sua execução técnica e o incorrecto manuseamento dos tecidos moles precede geralmente este tipo de sequelas. A sua resolução carece de um cuidado diagnóstico de cada caso para saber quando e como intervir. Quais os casos onde é possível enxertar em torno desses implantes e quais os limites dessa enxertia que nos obrigam à explantação e a um recomeço do zero?  Que técnicas e materiais temos à disposição para o efeito e quais os objectivos / previsibilidade de cada caso? Estes e outros assuntos serão debatidos nesta conferência.

CV Paulo Carvalho

- Médico dentista pela FMDUP

- Pós-graduado em Implantologia

- Pós-graduado em Cirurgia Oral Avançada e Enxertos Autógenos pela ImplantBrazil

- Pós-graduado em Reabilitação Oral Estética

- Formador externo em Implantologia e Reabilitação Oral no Centro de Formação Fernando Almeida

- Coordenador da Residência clínica de Prótese sobre Implantes na Foramen Dental Education

- Orador em diversas conferências nacionais e internacionais